sábado, 3 de novembro de 2012

5 clipes mais ousados!



Videoclipes geralmente são ousados na forma e certinhos no conteúdo, afinal, foram concebidos como filmes publicitários para divulgar uma música, a princípio na TV. Mas algumas bandas e diretores conseguem quebrar as barreiras das MTVs pelo mundo afora. Eis meu ranking dos 5 clipes mais perturbadores (ou ousados) já feitos.
5 – “Geek Stink Breath” Green Day
“Convicted in Life” Sepultura
No primeiro, o diretor Mark Kohr registra a extração de um dente com uma microcâmera que adentra a boca do pobre paciente. Aflitivo, não? Há bastante sangue também em “Convicted in Life”. O vídeo dirigido por Luis Carone para o Sepultura mostra uma visão bem particular do inferno descrito por Dante Alighieri (1265 – 1321) na Divina Comédia. Os mais impressionáveis devem evitar as cenas reais de abate de gado e porcos. Além disso, é o melhor clipe com efeitos digitais já produzido no Brasil.
4 – “The Beautiful People” Marilyn Manson
A mente distorcida de Manson encontrou sua parceira visual ideal na fotógrafa Floria Sigismondi, responsável pela direção do vídeo. Imagens surreais e fantasmagóricas, aparelhos ortopédicos e odontológicos bizarros, vermes e referências ao fascismo. Em suma, memorável de tão “creepy”.
3 – “Turn the Page” Metallica
Em formato de “falso documentário”, o diretor sueco Jonas Akerlund (ex-baterista da banda de black metal Bathory e responsável pelo polêmico clipe de “Smack My Bitch Up”, do Prodigy) mostra o dia-a-dia nada agradável de uma prostituta que vaga por motéis e espeluncas de strip-tease de beira de estrada, carregando a filha pequena a tiracolo. No final, a mulher de “vida fácil” — bem interpretada pela atriz pornô Ginger Lynn Allen — diz que se pudesse recomeçar sua vida, faria as mesmas escolhas, não mudaria nada. Um belo soco no estômago do espectador.
2 – “Where’s Your Head At?” Basement Jaxx
Divertido, mas esquisitaço, o clipe assinado pela produtora sueca Traktor mais parece um pesadelo. Nele, um cara vai parar num estranho instituto onde são feitos experimentos científicos nada ortodoxos. Os macacos e cães com rostos de humanos são de dar arrepios.
1 – “Come to Daddy” Aphex Twin
Melhor que todos os filmecos de terror adolescente produzidos em Hollywood, o vídeo do britânico Chris Cunningham, assim como “Where’s Your Head At?” do Basement Jaxx, é um pesadelo filmado. Uma velhinha é perseguida por um grupo de meninas vândalas com a cara barbada do produtor musical Richard D. James (a.k.a. Aphex Twin). Depois, uma espécie de monstro esquálido de garras e dentes afiadíssimos sai de uma TV e atormenta a idosa com um urro infernal. Como curiosidade, Cunningham rodou o clipe em algumas locações usadas por Stanley Kubrick no clássico Laranja Mecânica. Genial e assustador.

Nenhum comentário:

Postar um comentário