domingo, 13 de novembro de 2011

Como preparar a pele para a maquiagem

Como cuidar da pele?. Foto:Divulgação


Alguns cuidados com a pele são essências, antes mesmo de aplicar a maquiagem. P pois tanto antes como depois, é importante cuidar do rosto, com uma boa limpeza, hidratação e produtos de qualidade. Veja algumas dicas que lhe ajudarão a se manter bela e maquiada. 

L

impeza

limpeza é algo fundamental para a pele antes de se maquiar, pois não tem como uma produção ficar boa com uma pele suja e cheia de resíduos. E mais: Nada de ficar aplicando maquiagem por cima demaquiagem! O correto é fazer uma boa limpeza antes da aplicação. Alimentação saudável e pelo menos 3 lavagens durante o dia com um sabonete neutro auxilia na limpeza da pele. 

Processos de uma limpeza de pele:

Antes da sua pele receber a maquiagem, é necessário que ela seja limpa com sabonete neutro ou adequado para o seu tipo de pele. Após isso, aplique uma loção tônica para fechar os poros. 

A esfoliação é outro procedimento que pode ser feito, mas com moderação, pois a derme do rosto é mais sensível. Além disso, outros tratamentos podem melhorar ainda mais o aspecto da sua pele:

Desincrustação:
 máscara para amolecer a camada superficial da pele, que facilita a retirada de cravos e espinhas.
Vapor: vapores de ozônio para abrir os poros.
Extração: aparelho de sucção para retirar cravos e espinhas.
Máscara calmante: para relaxar a pele.
Aparelho de LED: uso do aparelho com propriedades cicatrizante e antiinflamatória.
Máscara final: varia de acordo com a pele pode ser hidratante, clareadora de manchas ou sardas, calmante ou purificante.

Hidratação



hidratação da pele acontece principalmente de dentro para fora. Por isso, a ingestão de líquidos é muito importante, assim como água e protetor solar são fundamentais para hidratar. 

Para realizar uma hidratação, você pode optar por produtos dermatológicos ou caseiros. As frutas, por exemplo, servem como base para a maioria das hidratações, pois elas são tonificantes e hidratantes naturais, sendo ricas em nutrientes e vitaminas, evitando o envelhecimento precoce. Alguns exemplos são: o abacate, indicado para a pele seca e áspera; o abacaxi, que combate as rugas e marcas de expressão; o pêssego, o qual hidrata a pele cansada e a maçã, que renova a derme dos efeitos nocivos do sol. 

Produtos hidratantes



Alguns produtos hidratantes também são importantes para cuidar da pele do rosto. Mas, antes de ir às compras e escolher um produto, é necessário seguir algumas recomendações:

Identifique o tipo da sua pele - Descubra qual é o tipo da sua pele. Ela pode ser: Normal, com aspecto firme e brilho natural sem oleosidade; Mista, possui mais oleosidade na zona “T” (queixo, nariz e testa), enquanto as maçãs possuem derme seca ou normal; e Seca, a qual possui poros mais fechados, aspecto opaco e é sensível.

Veja se a fórmula do produto combina com o seu tipo de pele - Nesse caso, para cada tipo de pele há uma fórmula específica:
Pele seca: cremes
Pele mista: emulsões
Pele oleosa: produtos à base de gel
Pele normal: loções 

Adquira produtos de qualidade - A qualidade é imprescindível para se atingir o efeito desejado: uma pele linda e hidratada.

Atente para a validade dos produtos – Jamais adquira hidratantes com prazo de validade vencido, eles podem fazer muito mal para a sua pele.
Hidratante UV Perfect Pele Mista a Oleosa da L'Oréal. Foto:Divulgaçãohidratante FpS 15 dia Cuidados Básicos Natura Faces. Foto:DivulgaçãoLoção Hidratante Dramatically Different Moisturizing Lotion da Clinique. Foto:DivulgaçãoAnti-envelhecimento Sejaa Pure Skincare Day Cream. Foto:Divulgação
Mac Scrobe Cream. Foto:DivulgaçãoHidratante Age Perfect Creme Diurno FPS 15 da L'oreal. Foto:DivulgaçãoCuide-se Bem Creme Hidratante para Pele Normal a Seca FPS 15, 50g. Foto:DivulgaçãoAvon Care Fresh Gel-Creme Facial Hidratante. Foto:Divulgação


Aplicando os produtos de maquiagem na pele


Como corrigir imperfeições na pele?. Foto:Danilo Apoena                     Como preparar a pele para a maquiagem?. Foto:Danilo Apoena



Base


base tem a função de unificar a pele, deixando-a lisinha, com a aparência homogênea e escondendo imperfeições como espinhas, manchas e olheiras. 

base em bastão deve ser passada diretamente no rosto. Já base líquida deve ser utilizada com uma esponjinha de maquiagem umedecida para espalhar o produto pelo rosto e pescoço, sempre em movimentos circulares.



A função do Pó Compacto é dar aquele toque aveludado a pele e serve como acabamento após o Primer e a base. Para aplicá-lo, use uma esponja e passe o produto sobre região chamada “T” e abaixo dos olhos, espalhando sempre do centro para as laterais do rosto.


Conheça alguns produtos para preparar a pele para a maquiagem


Bases Líquidas. Foto:DivulgaçãoBases. Foto:DivulgaçãoPó Compacto. Foto:DivulgaçãoPrimers. Foto:Divulgação


Aplicar gelo ajuda a preparar a pele para a maquiagem?



A principal função do gelo, quando usado antes de aplicar a maquiagem é de fechar os poros. Com isso, é possível prolongar o efeito da maquiagem. Para tanto siga o passo a passo:

- envolva uma pedra de gelo em um gaze ou pano fininho e comece a deslizar sobre a pele da face, de forma com que todo o rosto fique molhado, logo após enxugue com um pano seco, esse processo fará com que seu rosto fique sensível para receber a maquiagem e segure a mesmo por um período mais longo, conservando-a.
Esses são alguns cuidados que devemos ter com a pele antes da aplicação da maquiagem, pois além de acrescentar maior durabilidade a sua produção ainda não irá prejudicar sua face com o passar do tempo.