terça-feira, 16 de outubro de 2012

Piercing no nariz

Furando o nariz
Muitas pessoas ao decidir colocar um piercing no nariz ficam apreensivas e com medo da dor que pode ser causada quando a agulha perfurar para dar entrada a joia. Não adianta mentir e dizer que não dói, porque dói, mas dor é muito relativo. Algumas pessoas possuem uma tolerância maior para a dor, o que torna a colocação do piercing mais tranquila, sem maiores transtornos. Outras pessoas já acham extremamente doloroso ter o seu nariz furado e acabam desistindo da ideia.
É preciso antes de tudo ter certeza do que se quer. Não adianta deixar ser levado por modinhas que logo acabarão, pois por mais que um piercing possa ser retirado quando quiser, ele pode deixar marcas irreversíveis, como cicatrizes ou algum problema maior em consequência de alguma rejeição.
Vale lembrar - se você é menor de 18 anos e quer furar um piercing ou uma precisa do acompanhamento ou autorização dos pais para fazer isso.

Verifique o estabelecimento
É extremamente importante que antes de colocar o piercing, você pesquise muito bem um estabelecimento renomado para a realização do furo. Lugares sujos e desconhecidos aumentam ainda mais o risco de contaminação por bactérias. Procure fazer com pessoas conhecidas, se não for possível, procure pessoas conhecidas que já realizaram o piercing e que não tiveram nenhum problema e vá até o estabelecimento. Não é porque você foi a um, que deverá fazer no primeiro. Verifique as condições e as instalações do lugar e certifique-se que tudo é esterilizado e que o profissional tem capacidade para fazer o piercing.
Muitos estabelecimentos não colocam o piercing de argola de primeira. Normalmente, eles sugerem que a argola seja colocada após a cicatrização do piercing, o que acontece em 3 a 6 meses, dependendo da pessoa. Isso acontece porque a argola torna a cicatrização mais difícil por ter uma região de contato maior, ficando mais suscetível a batidas e lesões no local. Além disso, a forma da argola também não facilita a cicatrização, por isso não é a mais indicada. Existem controversas de que furar o nariz e utilizar a argola no período de cicatrização seria melhor, devido a facilidade durante a limpeza, o que é mais complicado com a outra jóia.
A cicatrização
- Como é feito na cartilagem, a cicatrização de um piercing no nariz é especialmente complicada. Ela leva de 8 a 10 semana e, durante esse período, você terá que tomar alguns cuidados especiais:
* Nas primeiras semanas, não tire o piercing por mais de um dia, ou o buraquinho pode fechar.
* Não fique brincando com o piercing: essa é a razão número 1 de inflamações. Só mexa no furo quando for fazer a limpeza.
* Limpe o buraquinho todos os dias, na hora do banho. Use um cotonete embebido no soro fisiológico, retirando todas as casquinhas que ficam por dentro e por fora do nariz. Depois gire o brinco com cuidado (nunca puxe para frente e para trás).
* Enxugue com um papel higiênico, dando tapinhas leves na região. Nunca use toalhas: além de aumentar a chance de contaminação por bactérias, elas podem acabar arrancando o piercing sem você perceber.
* Depois da limpeza, passe, com um cotonete e muito cuidado, um pouco de óleo de lavanda ao redor do furo. Ele lubrifica e ajuda na cicatrização.
* Não coloque jóias de prata: elas oxidam e podem causar protuberâncias e manchas escuras que ficam na pele para sempre.
* Não use álcool, metioplate e afins. Eles agridem a pele sensível, atrapalhando a cicatrização.

Nenhum comentário:

Postar um comentário