sexta-feira, 1 de abril de 2011

Dia da mentira vira brincadeira entre moradores!!!

Esta sexta-feira (1º) é conhecida como “Dia da Mentira”. Há muitas explicações para o 1º de abril ter se transformado no Dia da Mentira. E o difícil é não cair em uma “pegadinha”. Em Juiz de fora quem ainda não foi vítima, está alerta.
Uma das explicações diz que a brincadeira surgiu na França, onde o Ano Novo era festejado no dia 25 de março, início da primavera. As comemorações duravam uma semana e terminavam em 1º de abril. Em 1564, os franceses, seguindo determinação do Rei Carlos IX, passaram a adotar do Calendário Gregoriano, que comemora o Ano Novo no dia 1º de janeiro. Alguns franceses resistiram à mudança e continuaram a seguir o calendário antigo, pelo qual o ano começava em 1º de abril. Gozadores passaram então a ridicularizar os mais conservadores, enviando presentes estranhos e convites para festas que não existiam.
No Brasil, o 1º de abril começou a ser difundido em Minas Gerais, onde circulou um periódico intitulado “A Mentira”. O jornal foi lançado em 1º de abril de 1848, com a notícia do falecimento de Dom Pedro, desmentida no dia seguinte.
Mas e no dia a dia? Quem não costuma pregar uma mentirinha? Nem as crianças escapam. E quem será que mente mais? Os homens ou as mulheres? E quem mente melhor? Quem nunca mentiu que atire a primeira pedra.

Nenhum comentário:

Postar um comentário